Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A CETESB desenvolve rotineiramente a fiscalização da emissão excessiva de fumaça preta (partículas de carbono elementar), oriundas dos veículos automotores a óleo diesel. Durante os meses de inverno (maio à setembro), devido à dificuldade de dispersão de poluentes na atmosfera, essa fiscalização é intensificada na Operação Inverno.

A foto ao lado ilustra uma ação de fiscalização em comando conjunto da CETESB com a Polícia Militar, onde o veículo, após ter sua emissão excessiva constatada quando em movimento na via pública, conforme reza a lei, é parado para ser autuado quanto a infração ambiental verificada e outras eventuais infrações de trânsito/segurança.

Na fiscalização diária realizada pelos agentes credenciados da CETESB, a constatação da emissão excessiva é realizada com o veículo em circulação na via pública, conforme estabelecido no artigo 32 da lei 997/76, regulamentada pelo Decreto Estadual 8468/76, sem a necessidade de para-lo para medições adicionais.

Os infratores são multados. O valor da multa funciona como elemento para convencer os proprietários de veículos a diesel de que a melhor opção é manter os motores bem regulados, conforme as especificações dos fabricantes.

Além do controle repressivo, a CETESB desenvolve outros trabalhos de caráter preventivo, como por exemplo: campanhas de educação, orientação e conscientização de frotistas.

medidor com níveis de poluição

Copyright - 2010 - Formaggioni

Av. João Jorge nº 303 a 323 - Campinas - SP - VL. Industrial. Tel.: (19) 3272-7099 - Fax.: (19) 3272-5779 e 3272-6661

Desenvolvido por Camptech